Quem foi Diogo Vasconcelos?
Diogo Vasconcelos nasceu a 6 de maio de 1968 e faleceu dia 8 de julho de 2011, com 43 anos de idade. Licenciou-se em Direito na Universidade Católica Portuguesa, no Porto e, desde esta altura, pelo seu espírito inovador e socialmente consciente, revelou-se um visionário ao fundar a Federação Académica do Porto (FAP), a 8 de julho de 1989.
Entre os diversos projetos, obras e missões, Diogo Vasconcelos foi Consultor da Presidência da República, Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), Vice-Presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Gestor da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), Distinguished Fellow da Cisco Systems, entre outros. O seu espírito de trabalho em prol da sociedade, do conhecimento e do empreendedorismo levaram a que, em 2008, o Presidente da República Jorge Sampaio o condecorasse com a Comenda da Ordem Infante D. Henrique.
Inspirada, por este singular exemplo de inalcançável entrega, a FAP decidiu, em 2011, organizar um evento de empreendedorismo com a designação de Jornadas de Empreendedorismo Diogo Vasconcelos. Este evento destina-se a transmitir as competências e os procedimentos fulcrais para a criação de empresas, assim como apresentar testemunhos que comprovem que a educação, o empreendedorismo, a inovação e a criatividade podem ser vetores de mudança do paradigma económico e sócio-cultural.